Higiene: cultura e educação fazem toda diferença.

 

Essencial para a saúde, qualidade de vida e alto desempenho profissional, a higiene corporal enfrenta grandes desafios que seriam sanados com prevenção e conscientização.

Todos os anos nos deparamos com surtos e epidemias de gripe e outras doenças respiratórias e o Brasil não está livre de contágio, bem como nenhuma pessoa pode se considerar imune as ações nocivas presentes nos ambientes.

Em todos os casos, a maior e mais importante recomendação, entre cuidados e procedimentos de higiene corporal, é a prevenção. Para tanto, a higienização é fundamental, especialmente das mãos e antebraços. Isso porque usamos as mãos para praticamente tudo e a pele, é um depósito de micro-organismos. Seja por contato direto ou indireto, as mãos são um modo eficiente para a transmissão de vírus e bactérias. Lavar bem as mãos e também usar álcool gel ou antissépticos são de suma importância para a prevenção. Condições obrigatórias: Durante e depois do preparo de alimentos e alimentação; em contato da mão ou objetos com a boca; após toque ou contato em outra pessoa ou animal; após tocar, espirrar ou assoar o nariz; após tossir; após ir ao banheiro; ao lidar com sacos e recipientes de lixo; ao lidar com ferimentos da pele. Estes são alguns exemplos.

Lavar bem as mãos é tão importante que muitos profissionais de saúde afirmam que muitas infecções e os altos custos envolvidos em tratamentos de doenças, por exemplo, seriam evitados se esse hábito fosse seriamente obedecido por toda a população.

Instruções para higienização das mãos e antebraços:

Molhe bem as mãos e antebraços com água limpa;
Aplique sabonete líquido, preferencialmente, nas palmas das mãos em quantidade suficiente para cobrir toda a superfície das mãos;
Ensaboe as palmas das mãos – friccionando-as entre si;
Esfregue as mãos, entre dedos, antebraços e sob unhas;
Enxague bem as mãos e antebraços com água limpa;
Seque com uma toalha limpa, papel ou fluxo de ar.

 

O novo agente do coronavírus, por exemplo, provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19) e atualmente apresenta grandes riscos à população – assim como tantas outras. Devemos agir com urgência para que nossas famílias, escolas em todos os níveis, empresas e organizações em geral façam uma grande campanha de educação para a higiene para que retomemos hábitos saudáveis e principalmente, o de lavar bem as mãos em todas as circunstâncias e necessidades.

Só assim estaremos, de fato, combatendo epidemias e construindo um país mais saudável.

A MAVARO desenvolve uma extensa linha de produtos para higiene e limpeza em diversos tamanhos de embalagens. Acesse e conheça.