default-logo

Coronavírus. Prevenção e conscientização – Março | 2020

O novo Coronavírus (COVID-19), originário de Wuhan, na China, vem causando preocupações sem precedentes no país. Quais seus sintomas e o risco de ser transmitido em larga escala no Brasil? Quais medidas e ações devemos tomar?

A situação por aqui é bem diferente da China ou países europeus. Porém, já são relatados casos, suspeitas e infelizmente, algumas poucas mortes relacionadas ao vírus – especialmente nos grupos de risco. Entre muitas medidas, é certo que praticamente todas as preventivas dependem de nós. Cultura, educação e mobilização são fundamentais neste estágio.

Neste sentido, alguns pré-requisitos e cuidados são essenciais:

  • Evite locais fechados, com muitas pessoas e aglomerações, principalmente com sintomas de gripe ou resfriado;
  • Mantenha os ambientes bem ventilados e arejados;
  • Evite contato próximo com pessoas que apresentem sintomas de gripe, resfriado ou infecções respiratórias;
  • Zele pelas pessoas que são consideradas “grupos de risco”. São mais vulneráveis e merecem cuidados redobrados;
  • Lave as mãos e antebraços com frequência, especialmente após contato direto com as pessoas, animais ou após contado com locais, utensílios e objetos de uso público;
  • Cubra o nariz e a boca quando espirrar ou tossir e lave ou higienize bem as mãos na sequência;
  • Use lenço descartável para higiene;
  • Evite passar as mãos nos olhos, nariz e boca;
  • Nunca compartilhe objetos de uso pessoal (talheres, garrafas, copos, pratos, etc.);
  • Evite contato com animais selvagens e silvestres;
  • Higienize as mãos antes e depois de usar o banheiro, lidar com lixo e descartáveis, refeições e ao lidar com alimentos.

Uma alimentação equilibrada e nutritiva, hábitos saudáveis, dormir bem e uma ótima hidratação contribuem na manutenção de um organismo mais forte e resistente. Afinal, todo cuidado preventivo traz inúmeros benefícios. Suplementos, com orientação profissional, também são importantes – especialmente para os praticantes de atividades físicas ou para aqueles que, por algum motivo, tendem a não seguir uma boa qualidade alimentar.

A MAVARO produz dois produtos importantíssimos para higienização, que proporcionam saúde e proteção – além de uma extensa linha para higiene e limpeza.

O Sabonete Líquido Antisséptico Bacterostático, que detém alto poder de higienização – inclusive para assepsia de profissionais de saúde e em ambientes de alto risco. Com fórmula balanceada e isento de aroma, é apresentado em diversas opções de embalagens.

Já o MAV B é um Creme protetor especial água e óleo resistente com ação antisséptica que pode ser empregado em várias situações profissionais ou não – pois também protege a pele contra a agressividade de produtos químicos.

Entre tantas informações muitas vezes infundadas ou alarmistas, o Governo Federal disponibilizou um site muito interessante e completo que deve ser lido, compartilhado e acompanhado por todos nós: https://coronavirus.saude.gov.br/

Nele você contra como se dá a transmissão, tratamento, casos, boletins, atualizações e planos de contingência. Muito cuidado também com as fake news.

Ainda: as orientações citadas evitam infecções importantes e presentes nos dias atuais. Infecções como Rotavírus, Enterovírus, Influenza (H1N1, H3N2) entre várias outras doenças.

Seguimos juntos na luta contra o Cononavírus. Cuide de sua família, amigos e comunidade. Só assim o Brasil seguirá grande neste desafio.