Dezembro Laranja. Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele.

Desde 2014, a Sociedade Brasileira de Dermatologia promove o Dezembro Laranja. Uma importante iniciativa de conscientização que faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele. Desde então a MAVARO apoia esta ação, entre outras diversas e importantes ações com foco na prevenção e qualidade de vida da população e dos trabalhadores.

Informar sobre as principais formas de prevenção e procurar um médico especializado para diagnóstico e tratamento são os principais objetivos desta campanha e devem ser compreendidos como ações reais e necessárias no dia a dia de qualquer pessoa. Afinal, as ações nocivas do sol, juntamente com as benéficas estão presentes mesmo no inverno e nos dias nublados.

O câncer da pele é o tipo da doença mais incidente no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos ao ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). É por este motivo que a conscientização é tal importante: quando descoberto no início, são mais de 90% de chances de cura.

A campanha destaca ainda que os hábitos de exposição solar já na infância são capazes de influenciar tanto no envelhecimento quanto no desenvolvimento do câncer de pele. Por isso, é importante que os pequenos tenham conhecimento, desde cedo, da necessidade de cuidar da pele a partir de hábitos de foto proteção.

 

Prevenção é essencial:

Ações e medidas no dia a dia fazem toda a diferença. Óculos escuros com proteção UV, roupas leves, roupas com proteção UV, bonés ou chapéus devem estar presentes. Protetor solar deve ser regra, de uso diário, independente da estação do ano, mesmo em dias nublados, reaplicando sempre que necessário, de acordo com as condições de uso e característica de cada produto.

Outra medida fundamental defendida por profissionais é manter o corpo muito bem hidratado para uma pele também hidratada. Nunca espere a sede chegar. Antecipe.

 

Tipos de câncer de pele mais comuns, conforme orienta a Sociedade Brasileira de Dermatologia:

Carcinoma basocelular: é o câncer de pele mais frequente na população, correspondendo a cerca de 70% dos casos. Se manifestam por lesões elevadas peroladas, brilhantes ou escurecidas que crescem lentamente e sangram com facilidade.

Carcinoma espinocelular: é o segundo tipo de câncer de pele de maior incidência no ser humano. Ele equivale a mais ou menos 20% dos casos da doença. É caracterizado por lesões verrucosas ou feridas que não cicatrizam depois de seis semanas. Geralmente causam dor e possuem sangramentos.

Câncer de pele melanoma: apesar de corresponder apenas cerca de 10% dos casos, é o mais grave pois pode provocar metástase rapidamente – espalhamento do tumor para outros órgãos do corpo humano – e levar à morte. É conhecido pintas ou manchas escuras que crescem e mudam de cor e formato rápido. As lesões também podem vir acompanhadas de sangramento.

 

A MAVARO desenvolve e fabrica uma extensa linha de proteção solar de última geração para cada tipo de pele e necessidade e em diversos tipos de embalagens.

Saiba mais, proteja-se e compartilhe prevenção com MAVARO.